REALNorte abre seu espaço de discussão e participação

A Rede Litoral Norte Sustentável, surgiu e atuou por muitos anos como uma “Rede de Entidades Ambientalistas do Litoral Norte” Paulista.

As ONGs que compunham a ReaLNorte, eram: Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta, Ambiental Litoral Norte – ALNORTE, Associação Sócio Ambientalista Somos Ubatuba – ASSU Ubatuba, Espaço Cultural Pés no Chão, Elementos da Natureza, Ilhabela.org, Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, Instituto Costa Brasilis, Instituto Gondwana, Instituto Onda Verde, Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica – IPEMA, Instituto Educa Brasil, Instituto Ambiental Ponto Azul e Instituto Ilhabela Sustentável.

A sua representatividade foi muito importante na construção de diálogos entre o poder público e a sociedade civil, principalmente nas questões ligadas à sustentabilidade da região.

Recentemente, as lideranças que compunham a Rede decidiram torná-la mais abrangente e democrática, transformando-a num importante canal de comunicação entre todos os atores interessados na região, mantendo o mesmo princípio, que é de ser uma rede informal, de participação aberta, porém com uma organização mínima necessária.

Portanto, nasce agora a Rede Litoral Norte Sustentável, que será uma Rede Social Virtual de comunicação e discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável do Litoral Norte de São Paulo, de participação aberta e democrática.

Algumas ferramentas estão sendo disponibilizadas, utilizando principalmente mídias sociais e ferramentas de trabalho colaborativo baseadas em softwares livres (ex. Google Apps / Facebook), como:

  • Agenda cidadã compartilhada, de eventos de interesse da região (Conselhos, Audiências Públicas e Seminários entre outros),
  • Cadastro Único de instituições e pessoas (principalmente das que participam de fóruns formais),
  • Mailing para disseminação de informações,
  • Biblioteca digital para democratização de conteúdo, como EIA-Rimas, Atas e Estudos entre outros,
  • Ferramentas de reunião on-line,
  • Portal/site, que centralizará todas as ferramentas,
  • Grupo de discussão em redes sociais,
  • Newsletter/Boletins

As decisões relativas à administração e governança da rede serão tomadas por um comitê denominado CGM – comitê gestor/moderador, que será responsável pela inserção/gerenciamento dos membros convidados e pela manutenção das diversas ferramentas e eventualmente mediações de conflitos.

Entre as ferramentas, já estão disponíveis:

Veja uma apresentação das ferramentas disponíveis neste link.

Para receber as comunicações da rede, basta inserir-se no mailing, enviando um email para o endereço realnorte+subscribe@googlegroups.com.

Para mais informações, entre em contato com a administração da rede pelo email: realnorte.org.br@gmail.com

Post a comment